quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Reflexão Sazonal

Acho que me sinto mais feliz nesta altura do ano.
Claro que gosto do Verão como toda a gente, de andar mais à vontade, com menos roupa, sem o chapéu de chuva e sem 400 casacos e camisolas e chuva e botas molhadas e meias encharcadas... Mas o Outono e o Inverno, o quentinho da nossa casa, a lareira acesa, a mantinha e o chá quente com o nosso alguém, as luzes de Natal, a árvore lá em casa, (os anos aqui da menina.... cof cof), faz-me mais feliz.
Passo o ano deprimida, ou é as aulas ou são as notas ou é o dinheiro ou é a vida, é sempre alguma coisa. Mas nesta altura sinto-me diferente Deve ser a criança que há em mim a querer saltar cá para fora. Acho que nem são são os presentes, é a aura desta altura. Sabe melhor viver no Outono e no Inverno.
Estar de férias é giro sim, ir à praia há quem goste, e o calor que por vezes pode ser um incomodo (é que frio a genteveste qualquer coisa e passa, o calor só se acamparmos em frente à ventoinha, e mesmo assim às vezes não passa!) até sabe bem, mas há uma mística nestas últimas duas estações do ano.
Até a cidade é mais bonita. As folhas caidas no chão, as ruas lavadas pela chuva, o cheiro a terra molhada, o céu carregado mas com algumas abertas de onde sai um timido arco-íris, o quente da casa de onde não apetece sair, o cachecol às cores e as luvas...
Hoje vim de cachecol, um cachecol lindo que me deu a mãe do André, em tons de cor de rosa e roxo, quentinho que eu adoro.Ainda pensei, Para quê, não vai estar tanto frio, vais acabar com ele na mala. Mas a realidade é que assim que pus o pé na rua soube-me bem o meu cachecol. Há aquele frio sem vento, húmido da chuva, a bater na cara, que arrepia a espinha e faz a garganta doer. Frio de Outono, a dizer Ok amigos, foi bom mas agora vamos descer a temperatura e pintar o mundo com outras cores. Com os castanhos, os vermelhos escuros.
É engraçado como até as cores relacionadas com esta estação são mais bonitas que as do Verão e da Primavera. Em vez dos verdes azuis e rosas clarinhos dos tops e das t-shirts, temos os rosas escuros, avermelhados, marrons, terracotas, cinzentos, roxos, castanhos de todos os tons, o preto. São cores mais bonitas para mim, mais formais, mais a sério.
É a altura em que percebemos que a brincadeira das férias acabou, acabou estar de papo para o ar a ver navios. É altura da responsabilidade, de trabalhar, de comer melhor, de estar quente.
De passar tempo com o nosso alguém, de partilhar abraços quentes e presentes bons.
Nem que seja um cartucho de castanhas e um chá de limão

1 comentário:

Pipoca disse...

Mesmo sendo agora dito pela Isabel, continuo a discordar plenamente :P