domingo, 12 de fevereiro de 2006

As passwords, a facilidade e a incompatibilidade das duas


Os grandes crânios deste nosso mundo tão informatizado (engenheiros, lógico..), um belo dia, enquanto estavam na pausa do café, lembraram-se de inventar as passwords.

- Passwords? Como assim passwords? Referes-te às palavrinhas que a gente escreve para i.e, bloquear o PC (gosto imenso de escrever PC, não sei, gosto..), ou aceder às contas bancárias, essas coisas, é isso?

É meus amigos, é isso mesmo. Aquela palavrinha chave, que permite termos um mundo nosso, privado, onde só nós temos acesso.

-Mas isso não faz mal nenhum, até facilita imenso e dá um descanso enorme de que as nossas coisas não são vistas por mais ninguém.

Pois é, é isso tudo sim... QUANDO UMA PESSOA NÃO SE ESQUEÇE DA PORCARIA DA PASSWORD!!

É verídico meus amigos, eu esqueci-me de uma das minhas mil setecentas e quarenta e três passwords, e infelizmente a mais importante delas todas: aquela que me permite fazer a inscrição online nas cadeiras do segundo semestre do meu curso!! Já viram a barraca??
E tudo isto porquê: porque pelos vistos mudaram o sistema de segurança lá no Técnico, e mandaram avisar aos alunos. Essa alteração na segurança passava pelas passwords que os alunos tinham para aceder à sua área pessoal. Ora como qualquer pessoa minimamente normal (ou seja, que tem coisas muito mais interessantes para fazer do que memorizar passwords muito complicadas), escolhi uma palavrinha simples, acessível. Pelos vistos segundos os chefes lá do sítio era simples demais! Assim, aconselhavam o pessoal a mudar as suas passwords pessoais, de acordo com alguns critérios, a saber:

1)Seja uma palavra que não conste no dicionário;
2)Que tenha caracteres ortográficos pelo meio;
3)Que tenha números pelo meio.

Ora assim, dizem eles, as passwords ficam muito mais dificeis de ser descobertas por um qualquer malfeitor (um hacker), que queira apoderar-se das nossas notas de curso (que é o que as passwords protegem), usá-las para o mal, matar milhões e milhões de pessoas e fazer explodir o sistema solar. Nem sabem o poder que um 4 a Análise Matemática I tem nas mãos erradas, ui, por isso é melhor protege-las bem!

Ora tão dificil é para os hackers.... como foi para mim! Visto que eu também sou dona de uma esperteza saloia fora do normal, esqueci-me de apontar a porcaria da palavra num papel... Ou se apontei não me lembro onde... E como as hipóteses são tantas e a palavra não é muito óbvia, agora ando aqui "ó tio ó tio ó tio" a ver se me lembro da porcaria da palavra!!!! Que nervos!!!!!!!!

Moral da história: Como as hipóteses de acertar na palavra assim são iguais ao acertar no Euromilhões, e visto que ainda não estou rica e não mandei o Técnico para as urtigas e fugi para a Riviera Francesa para plantar ananases, acho que não vou acertar.. Assim, lá vai a Isabel amanhã até ao Técnico, em PLENAS FÉRIAS, bater à porta dos informáticos que mandam nesta coisa, para me reiniciarem a password.. Acho que eles vão olhar para mim feitos parvos a pensar "Olhem-me esta croma que nem apontar a porcaria de uma palavra num papel consegue..", mas eu não me importo. Sou distraída, que é que querem... Enfim.

1 comentário:

Kik0 disse...

A isso eu chamo ... what about a few lessons about hacking, with your big big and sweet brother in law ?? :P

What about ... E-mail to them instead going there personally ... ?

Gooooofyyyyyyyyyy!!! :P

(BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE) :X