sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Não é defeito é feitio

Não sou uma pessoa perfeita. Nunca o desejei ser.


Acho que a graça está nas imperfeições, são os erros que nos tornam humanos e é a capacidade de errar sempre com 50% de garantia que faz com que as decisões acertadas saibam tão bem.


Tenho muitos defeitos, uns mais faceis de lidar que outros, mas tento que não se façam notar. Não para que me vejam como perfeita, mas para tentar não parecer ser demasiado imperfeita.


Acho contudo que, quando esse esforço é frustrado, não é por falta de tentativas minhas.

Acho que tenho bom coração e nunca quis deliberadamente errar. Um dos meus maiores defeitos, aliás, é lidar mal com os meus fracassos, exactamente por me custar muito quando percebo que erro, que magoo, que desiludo quem não queria desiludir, por mais subjectivo que seja o erro, que o é sempre.

Consome-me e deprime-me.


Mas o que me entristece e magoa verdadeiramente é quando transportam os meus defeitos para o plano da regularidade, como se todas as minhas acções estivessem sempre condenadas a estar minadas pelos meus defeitos. É inevitável, está a abrir a boca, vai sair asneira, sem sequer ninguém olhar para a intenção por detrás da acção.


Quem é de Direito sabe que a intenção é tudo. O animus, a vontade. Sem vontade não há dolo, há negligência e tudo muda de figura. As penas são atenuadas, algumas até são excluídas.


Preciso saber quando erro, para me poder melhorar como pessoa. Mas não posso aceitar ser descontextualizada, que me retirem o animus, que achem que falo sem pensar, sem propósitos definidos, sem ideias, sem me preocupar com o que sai e quem atinge. E pior ainda, que achem que me é completamente indiferente aperceber-me que realmente atingi alguém.


Porque nas minhas lutas interiores estou sempre em constante aprendizagem, a tentar ser melhor, independentemente do número de atestados de incompetência que me queiram passar.

Não consigo aprender como andar com a minha vida para a frente, mas em relação a tudo o resto ainda não perdi a esperança.

Ao menos a isto já estou "habituada".

Vou para o Algarve tocar. Bom fim de semana

2 comentários:

Patricia disse...

e espero qye tenhas deixado toda essa falta de confiança em ti no ALgarve... percebeste??? senão vou ter de te bater... e muito... beijos amiga

Anónimo disse...

onde e que voces foram buscar a frase não é defeito é feitio ?? :D:D é giraaça