terça-feira, 2 de junho de 2009

Sai um Éfe Ére Á e um Manjerico faxavor

As aulas estão a acabar. As festas académicas foram-se (ohhh). E há quem possa dizer que o curso também pertence à história.
Depois do semestre acabar, e em jeito de preparação para os exames que estão a chegar, sabe bem uma última farra, antes de virarmos ermitas e fazermos da secretária cheia de livros a nossa melhor amiga.
Estão aí os Santos!
Os Santos Populares, ou seja, a véspera do dia de Santo António, este ano calha nada mais nada menos do que a uma perfeita e imaculada sexta-feira. Vejamos. O Bairro Alto cheio, a zona da Sé cheia (ainda me lembro de um ano em que tinha exame de Análise Matemática I (há séculos atrás...) dois dias depois e encontrei a minha professora das práticas encostadinha à Sé, a beber a sua imperial com os amigos... foi muito estranho na altura ver que os professores no IST também tinha vida além daquele quarteirão...), o Castelo a abarrotar. Alfama, Graça, a Bica, tudo tipo sardinha em lata, fora aquelas que se comem no pão.
E vocês perguntam, - Então e vais aos Santos este ano?
E eu respondo, Ah e tal, não sei ainda.... Tenho teste na 2ªfeira...
Para onde é que costumam ir nos Santos? Conheço quem "corra as capelinhas" à procura da melhor pimbalhada, e quem fique sentadinho num restaurante pré-escolhido a comer sardinha e a beber imperial.
Eu confesso que caio sempre no erro de me pôr no Castelo ou na Sé, e quando lá chego, já com pés amassados de tanta pisadela e as calças manchadas de vinho e cerveja dos encontrões que levei, arrependo-me sempre. Mas também, nunca tenho grande companhia. Acabava sempre por ir ter com uns amigos dos amigos, sabem como é, acabar por ir de arrasto ter com pessoas que nunca vimos mais gordas, - Ah mas são super boa onda, malta fixe -, e tu pensas Onde raio é que deixaste a nave espacial, marciano estranho? E isso chateia-me, e acabo sempre por ter uns Santos que são uma treta, sem Santo nenhum que ajude a festa. Além de que os Manjericos estão ao preço do ouro e murcham logo, uma treta.
Por isso, acho que nunca fui muito entusiasta da data. Não dou gritinhos nem pulinhos de contente por saber que o dia se aproxima. Mas este ano, acho que vou pegar no meu rapaz e vou mas é jantar uma pratada de caracóis, umas sardinhas e umas bifaninhas num desses sitios quaisquer, com o Quim Barreiros a tocar e o bailarico do costume... Apetece-me dizer, Este ano, fui aos Santos!

Sem comentários: